sexta-feira, 19 de abril de 2019

QUESTÕES SOBRE TOTALITARISMO


1. (ENEM 2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.



2. (ENEM 2009 - cancelado) Leia o texto:

A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933 -- 1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido”. (EDSFORD, R. America’s response to the Great Depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada).

A partir do texto, conclui-se que:
a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.    
b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para 
diminuir a produção e o consumo.   
c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes 
no combate à crise econômica.   
d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e 
gerou uma corrida armamentista.   
e) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem 
sucedida, apoiando- se em suas necessidades.   

3. (Uespi 2012) Os sistemas políticos totalitários utilizaram-se da violência e tumultuaram 
os sonhos dos democratas durante o século XX. Formaram-se ditaduras que defendiam a 
intolerância contra os adversários e o reforço das tradições mais conservadoras. Na 
Espanha, por exemplo, o totalitarismo: 

a) ocorreu nas primeiras décadas do século citado, com forte apoio do nazismo alemão e 
com a reação dos combates anarquistas. 
b) teve apoio de muitos membros da Igreja Católica e perseguiu os anarquistas que lhe 
faziam oposição. 
c) conseguiu a ajuda militar de Portugal e da Itália, ficando no poder durante duas décadas, 
marcadas, assim, pela opressão política. 
d) contou com o apoio de Igreja Católica, mas não firmou alianças com os outros totalitarismos da época. 
e) organizou seus principais quadros políticos na cidade de Barcelona, criando brigadas e 
polícias secretas violentas. 

4. (Fgvrj 2012) O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, 
caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa 
que apresenta somente elementos vinculados a esse período:

a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã. 
b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim. 
c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York. 
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis. 
e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista. 

5. (Unifesp 2009) "Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos." 
(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nüremberg, 1933. In: "O triunfo da vontade", filme de Leni Riefenstahl, 1935.) 

O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a: 

a) Defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes. 
b) Recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico. 
c) Submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência. 
d) Ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação. 
e) Eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império). 


(  6. (Enem 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão 

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. 
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear. 
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana. 
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha. 

RESPOSTA CORRETA:


     1. a)
     2. a)
     3. b)
     4. c)
     5. c)
     6. a)





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