terça-feira, 23 de julho de 2019

Caxias na rota dos balaios








A cidade de CAXIAS, localizada a 361 km da capital do Maranhão, foi palco do movimento que se espraiou pela antiga província do Maranhão, chegando também ao Piauí e Ceará, durante os tumultuosos anos do período regencial (1831-1840), chegando ao fim, depois de dois anos e meio em 1841 com a chegada ao Maranhão do Coronel Luiz Alves de Lima e Silva, retratado na história oficial como o Pacificador do Maranhão, O Barão de Caxias e depois Duque de Caxias, sendo o único a receber tal título durante o Segundo Reinado (1840-1889).

O cerco à cidade de Caxias, a Princesa do Sertão como é conhecida, deu-se no ano de 1839, quando os balaios tomaram a cidade após 46 dias de brava resistência do povo caxiense.

O acontecimento foi retratado no século XX pela pena do literato maranhense Viriato Correia no Romance A Balaiada: romance histórico da época da regência (1927) que é objeto de análise da minha monografia de conclusão do curso de Letras na UFMA.

Em razão disso, estive naquela plagas nesse mês de julho, quando completou-se 180 da capitulação da cidade, para visitação dos lugares históricos retratados no livro de Correia.

Na ocasião fiz esse vídeo,  que ora posto, e algumas fotos para meu arquivo pessoal.

Resolvi postá-los aqui no blog para incentivar aos meus alunos que farão a prova da UEMA nesse ano a estudarem esse e outros assuntos relativos à história do Maranhão.

Professor JR Assunção












Postagem em destaque

Coleção História Global Você pode acessar o PDF da Coleção História Global Vol. 1 clicando  Aqui  

Postagem mais visitada