sexta-feira, 17 de abril de 2020

A história da humanidade contada pelo vírus

Clique Aqui para acessar o livro em PDF





Autoria de Stefan Cunha Ujvari 


As atuais epidemias que tanto causam pânico como tem causado a morte de milhares de seres humanos ao longo da história também sua gênese e fazem parte do processo histórico da humanidade. Livro escrito por um médico infectologista brasileiro torna-se leitura obrigatória no momento que o Brasil e vários países do mundo está enfrentado com o novo coronavírus, não com o intuito de alarmar o pânico já criado pelos mídias digitais no momento, mas para tomarmos consciência de que a História, como ciência, tem um campo amplo que se entrelaça com outras áreas do saber, inclusive a saúde. Quando as pandemias passam a fazer parte da história de diversos povos ao longo do tempo, elas passam também a fazer parte do processo histórico.  


sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Simulado de História para o Enem


Clique Aqui para acessar o arquivo em Power Point das questões do Simulado de História do Enem do dia 25/10/2019.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Caxias na rota dos balaios








A cidade de CAXIAS, localizada a 361 km da capital do Maranhão, foi palco do movimento que se espraiou pela antiga província do Maranhão, chegando também ao Piauí e Ceará, durante os tumultuosos anos do período regencial (1831-1840), chegando ao fim, depois de dois anos e meio em 1841 com a chegada ao Maranhão do Coronel Luiz Alves de Lima e Silva, retratado na história oficial como o Pacificador do Maranhão, O Barão de Caxias e depois Duque de Caxias, sendo o único a receber tal título durante o Segundo Reinado (1840-1889).

O cerco à cidade de Caxias, a Princesa do Sertão como é conhecida, deu-se no ano de 1839, quando os balaios tomaram a cidade após 46 dias de brava resistência do povo caxiense.

O acontecimento foi retratado no século XX pela pena do literato maranhense Viriato Correia no Romance A Balaiada: romance histórico da época da regência (1927) que é objeto de análise da minha monografia de conclusão do curso de Letras na UFMA.

Em razão disso, estive naquela plagas nesse mês de julho, quando completou-se 180 da capitulação da cidade, para visitação dos lugares históricos retratados no livro de Correia.

Na ocasião fiz esse vídeo,  que ora posto, e algumas fotos para meu arquivo pessoal.

Resolvi postá-los aqui no blog para incentivar aos meus alunos que farão a prova da UEMA nesse ano a estudarem esse e outros assuntos relativos à história do Maranhão.

Professor JR Assunção












quarta-feira, 29 de maio de 2019

Os holandese no Maranhão (1641-1644)


A Invasão Holandesa no Maranhão (1641-1644)

No contexto da União Ibérica (1580-1640) ocorreu o rompimento do consócio entre portugueses e holandeses na produção e comércialização do açúcar. As relações nada amistosas da Holanda com a Espanha levaram os holandeses a ocuparem o nordeste do Brasil a partir de 1624-1625 com a primeira investida sobre a capitania da Bahia, sede do governo na colônia, pouco depois, em 1630, a capitania de Pernambuco foi invadida, em seguida outras capitanias  foram também conquistadas. Os holandeses chegaram ao Maranhão em 1641 com uma esquadra composta de 18 navios comandada pelo almirante Jan Cornelizoon Lichtadt e pelo coronel Koin Handerson. 

Trailer A Lista de Schindler




A Lista de Schindler




Assista ao trailer legendado da edição de 25 anos do DVD/Blu-ray do filme A Lista de Schindler e não deixe de assistir ao filme na íntegra caso ainda nao tenha assistido. O filme aborda a questão do Holocausto judeu e de como o alemão Oscar Schindler salvou da morte certa nos campos de extermínio nazistas 1. 100 judeus.

Livro 1889 de Laurentino Gomes



1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil é um livro de autoria do escritor, jornalista e historiador Laurentino Gomes.

1889 fecha a trilogia iniciada com o livro 1808, que aborda a chegada da família real portuguesa ao Brasil, do jornalista e escritor Laurentino Gomes que escreveu ainda um segundo volume, 1822, sobre o processo de independência brasileira. Em 1889, como o título  sugere, o autor trata da implantação da república no Brasil. Escrito numa linguagem acessível ao público em geral, por esse motivo, recomendo a obra principalmente a jovens estudantes do Educação Básica.

Clique aqui para visualizar o arquivo do livro 1889 em PDF de Laurentino Gomes.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

REGIMES TOTALITÁRIOS: NAZISMO E FASCISMO





   QUESTÕES:

1. (ENEM 2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

2. (ENEM 2009 - cancelado) Leia o texto:

A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933 -- 1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido”. (EDSFORD, R. America’s response to the Great Depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada).

A partir do texto, conclui-se que:
a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.    
b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo.   
c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica.   
d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista.   
e) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem sucedida, apoiando- se em suas necessidades.   

3. (Uespi 2012) Os sistemas políticos totalitários utilizaram-se da violência e tumultuaram os sonhos dos democratas durante o século XX. Formaram-se ditaduras que defendiam a intolerância contra os adversários e o reforço das tradições mais conservadoras. Na Espanha, por exemplo, o totalitarismo: 

a) ocorreu nas primeiras décadas do século citado, com forte apoio do nazismo alemão e com a reação dos combates anarquistas. 
b) teve apoio de muitos membros da Igreja Católica e perseguiu os anarquistas que lhe faziam oposição. 
c) conseguiu a ajuda militar de Portugal e da Itália, ficando no poder durante duas décadas, marcadas, assim, pela opressão política. 
d) contou com o apoio de Igreja Católica, mas não firmou alianças com os outros totalitarismos da época. 
e) organizou seus principais quadros políticos na cidade de Barcelona, criando brigadas e polícias secretas violentas. 

4. (Fgvrj 2012) O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, 
caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa 
que apresenta somente elementos vinculados a esse período:

a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã. 
b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim. 
c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York. 
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis. 
e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista. 

5. (Unifesp 2009) "Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos." 

(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nüremberg, 1933. In: "O triunfo da vontade", filme de Leni Riefenstahl, 1935.) 

O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a: 

a) Defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes. 
b) Recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico. 
c) Submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência. 
d) Ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação. 
e) Eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império). 

(  6. (Enem 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão 

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. 
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear. 
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana. 
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha. 

7. Em meio à derrota na Primeira Guerra, surgiu na Alemanha uma onda comunista que buscava tomar o poder. Foi neste ambiente que surgiu o Partidos dos Trabalhadores Alemães, com o objetivo de atrair parte do operariado rivalizando com os comunistas e socialistas. Em 1920, Hitler organizou o partido e assumiu sua liderança, transformando-o no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como nazi. Os princípios adotados pelo partido deram origem ao nazismo.

Sobre o nazismo é correto afirmar que:

I.     Hitler tinha como meta resgatar a dignidade do povo alemão, em especial dos trabalhadores e da classe média, por isso, o nazismo tinha forte apelo popular pelo sentimento nacional que despertava diante das dificuldades do pós-guerra.

II.   Entre as principais caraterísticas estavam o antissemitismo, ou seja, a perseguição racista aos judeus e a busca pela supremacia da raça ariana alemã.

III.  As ideias nazistas estão detalhadas no livro que Hitler escreveu na prisão, Mein Kampf, após tentar assumir o poder, em 1923.

IV. Entre os fundamentos do nazismo, expostos no livro Mein Kampf, está a ideia de que a religião era o ópio do povo e por isso deveria ser banida qualquer tipo de pregação religiosa. Hitler fez da Alemanha um Estado ateu.

Estão corretas:


a) Apenas II.      b) Apenas I e II.     c) Apenas I e III.     d) Apenas I, II e III.     e) I, II, III e IV.


8. A obra abaixo é uma tela do pintor Pablo Picasso e retrata o massacre da cidade de Guernica, na Espanha.


Esse ataque ocorreu durante a:


a)  Primeira Guerra Mundial

b)  Segunda Guerra Mundial

c)  Guerra Civil Espanhola

d)  Ocupação da Espanha







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